Saiba como estimular a fala das crianças

A participação dos pais na vida da criança nos primeiros anos de vida faz toda a diferença. Afinal, somente por meio de interações e da convivência é possível receber os estímulos corretos para colaborar com o desenvolvimento dos pequenos, dentre eles, o da fala.

Falar é um processo que começa no nascimento. As primeiras palavras devem surgir por volta dos 12 meses, mas serão simples, como “mamãe” e “papai”, termos que a criança deve ouvir muito mais vezes e consequentemente assimilar muito mais rápido.

Como incentivar o bebê a falar? 

Confira algumas práticas simples de como estimular a fala das crianças em casa:

  • Use sinais;
  • Leia bastante;
  • Converse com seu bebê;
  • Escute músicas.

Conecte palavras a ações simples, como dar “oi” e “tchau”, fazendo gestos com as mãos. Sempre quando for ensinar um novo gesto, não se esqueça de associar em voz alta a palavra que indica a ação. Assim, a criança se acostuma a compreender seu significado.

Ler em voz alta e rotineiramente é um hábito excelente. Além de estimular a leitura, permite que a criança aumente seu vocabulário e tenha mais interesse em desenvolver a fala.

Dedique-se a encontrar alternativas simples e naturais

Tire um tempinho para conversar com seu bebê todos os dias. Essa é uma das maneiras mais fáceis e casuais quando falamos de como estimular a fala das crianças.

Além de ser uma atividade prazerosa, escutar músicas pode ser divertido e estimular a linguagem do bebê. Estimule-o a aprender a letra, mesmo que no início apenas imite a entonação das palavras e, novamente, sinais e gestos característicos para reforçar o processo de assimilação. 

É importante se fazer presente em todas as etapas do desenvolvimento dos pequenos, entretanto, é indispensável a dedicação e envolvimento dos pais e demais pessoas presentes no dia-a-dia da criança a incentivarem a fala e aprendizado das palavras.

Já sabendo como estimular a fala das crianças

Um ruído comum muito relatado pelos pais no processo da fala das crianças é o do aprendizado de palavras “erradas”. Embora as crianças ainda desenvolvam a fonética e pronúncias corretas, muitas vezes também absorvem termos exatamente como lhe são comunicados, por exemplo: “cadê o blinquedo?” ou “cadê o neném? condeu!” onde, embora a criança provavelmente não saiba pronunciar o “r” ou a palavra como um todo, posteriormente, talvez a fonética já estivesse mais desenvolvida, mas a criança seguirá falando erroneamente, pois aprendeu de tal forma. 

Por que geralmente a primeira palavra é papai?

Tendo em mente as formas de como estimular a fala das crianças, vemos que muito do que os pequenos absorvem são os termos mais comumente usados no dia a dia, estes, tendem a ser os primeiros a serem comunicados. 

Assim, considerando que na maioria das famílias é utilizado o termo “papa” para remeter à comida: “Vamos papar?” ou “Olha o papa do neném”, em muitos casos, quando a criança diz “papa” há uma grande chance de que, na verdade, refira-se à comida. 

A dica é introduzir no cotidiano, palavras simples, mas claras, sempre buscando alternativas de como estimular a fala das crianças visando já a desenvoltura dessa fala.